Botox
Cirurgia das Pálpebras
Cirurgia do abdomen
Cirurgia Facial
Lipoaspiração
Lipoaspiração Ultrassônica - Vaserlipo
Orelha de abano
Prótese mamária
Redução mamária
Rinoplastia
Orelha de Abano

A correção da orelha em abano é uma cirurgia muito comum, principalmente entre crianças e adolescentes, é causa muitas vezes de complexos e gozações na escola ou no trabalho.

Geralmente tem ocorrência familiar, aparecendo em vários membros de uma mesma família, causando um estigma neste grupo. Sua correção é de fundamental importância, uma vez que pode trazer conseqüências profundas no comportamento de uma criança. Assim, a cirurgia deve ser realizada por volta dos 6 anos de idade, antes da puberdade e no início da idade escolar, dessa forma, se consegue evitar os problemas de ordem psicológica que podem surgir após esta idade.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou geral, dependendo da idade do paciente, nas crianças abaixo de 12 anos usa-se a geral. Logicamente, quando for utilizada a anestesia local, a alta hospitalar será logo após a cirurgia, com geral, costuma ocorrer nas 24 horas seguintes ao seu término. Para a correção da cartilagem que se encontra alterada na orelha em abano, a incisão é realizada atrás da orelha, e são dados um série de pontos de remodelação, a cicatriz final é de bom aspecto e só visível por trás das orelhas.

A cirurgia tem duração média de 90 minutos para os dois lados. O risco cirúrgico é muito baixo, próximo a zero, muito mais baixo porém que uma viagem de automóvel, ou mesmo atravessar uma rua. O único inconveniente no pós- operatório é uma dor de intensidade moderada na primeira noite, que pode ser controlada com analgésicos apropriados. É deixado um curativo por cerca de 7 dias, até a retirada dos pontos. Outro ponto importante, é que numa porcentagem ao redor de 15% poderá ocorrer graus variados de recidiva, em geral unilateral, que poderá ser facilmente corrigida com uma nova intervenção. Apesar de todo o rigor técnico na execução da cirurgia, as orelhas nem sempre ficam perfeitamente simétricas, uma vez que, mesmo em orelhas não operadas existe tal simetria, os dois lados do corpo humano não são idênticos.

Na avaliação final, a otoplastia estética é um procedimento muito gratificante em qualquer idade, tendo nas crianças seu maior benefício, devido ao componente psicológico já discutido.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos