Botox
Cirurgia das Pálpebras
Cirurgia do abdomen
Cirurgia Facial
Lipoaspiração
Lipoaspiração Ultrassônica - Vaserlipo
Orelha de abano
Prótese mamária
Redução mamária
Rinoplastia
Redução Mamária

Com o passar dos anos, fatores como a gravidez, a amamentação, a obesidade e a força da gravidade, atuam sobremaneira no formato e tamanho dos seios.

Quando a pele perde a sua elasticidade, as mamas se tornam flácidas, perdendo sua forma, e portanto acabam descendo, entre outras palavras "caindo".

A cirurgia redutora tem o objetivo de reerguer e remodelar os seios, pelo menos por certo período de tempo, pois nenhuma cirurgia pode retardar permanentemente o efeito da gravidade e do envelhecimento.

A cirurgia redutora das mamas pode ser dividida basicamente em dois tipos: aquela onde o objetivo é retirar uma quantidade de tecido mamário em excesso com a finalidade de diminuir o volume dos seios e aquela onde se deseja apenas retirar o excesso de pele e levantar os seios, nestes casos com pouca ou nenhuma retirada de tecido. Na realidade, o que ocorre na prática é uma combinação destes dois procedimentos, sendo raros os casos isolados. A retirada de pele e levantamento dos seios recebe o nome de mastopexia, que em alguns casos pode ser associada à colocação de um implante mamário para se conseguir também um aumento de volume e projeção, já que existem casos onde a flacidez é grande e existe pouco tecido, apenas a retirada da pele não proporcionaria um volume e projeção adequados.

Como toda cirurgia, a redução mamária também deixa cicatrizes, que em geral são tanto maiores quanto maiores forem os seios. Para cada mama, existirá uma cicatriz em forma de um "T" invertido na porção inferior começando no mamilo e uma outra cicatriz pouco perceptível ao redor das aréolas, em alguns casos poderá existir apenas uma cicatriz vertical, logicamente nas mamas pequenas e com pouca ressecção de pele. O aspecto final das cicatrizes vai depender principalmente de fatores individuais ligados ao processo de cicatrização, que poderá resultar em cicatrizes pouco aparentes, na maioria dos casos, ou em cicatrizes mais grossas, denominadas quelóides. A aparência final das cicatrizes é um processo que passa por várias fases, tendo sua evolução final por volta de um ano após a cirurgia.

Hoje em dia, com os avanços na área anestésica, este tipo de cirurgia se tornou muito segura, em muitos casos a alta hospitalar ocorre no mesmo dia. De preferência é utilizada a anestesia geral, que possibilita maior segurança e tranqüilidade para o paciente e equipe médica.

São raras complicações como hematoma e infecção, desde que seja uma cirurgia tecnicamente bem realizada, sejam utilizados antibióticos específicos e a paciente se apresente em boas condições de saúde, o que deverá ser avaliado nas consultas preliminares. Estas e outras complicações são mais freqüentes em fumantes e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Mesmo raros, estes problemas podem ocorrer como ocorrem em qualquer outra cirurgia, nestes casos será necessário um ótimo relacionamento entre a paciente e a equipe médica, esta cooperação vai permitir uma boa evolução sem maiores seqüelas.

O pós-operatório costuma ser tranquilo, são raras as queixas de dor importante que não seja controlada com analgésicos comuns, é recomendado repouso na primeira semana, evitando-se assim o movimento dos braços.

O retorno às atividades se dá por volta de 15 dias, podendo aumentar um pouco conforme a cirurgia realizada, em geral quanto maiores os seios maior o tempo necessário para uma completa recuperação.

Seu cirurgião se esforçará para deixar a cicatriz o mais imperceptível possível, considerando que para cada caso existem fatores locais(biológicos) e externos atuando no processo, salientando mais uma vez que a cicatriz é permanente, embora seu aspecto melhore muito com o passar dos meses e anos.

O envelhecimento é um processo constante e progressivo que associado à força da gravidade vão atuar nos seus seios continuamente, e logicamente seu formato e a firmaza não são eternos, mas com a cirurgia voçê conseguirá mantê-los bonitos por muitos anos, dando a voçê uma satisfação compensatória.

A sua satisfação será tanto maior quanto maior for a compreensão do procedimento a ser realizado e mais realistas forem as suas expectativas.

Agradeço a sua atenção para a leitura deste texto e estou à disposição para maiores esclarecimentos.