Lipoaspiração Ultrassônica (Vaserlipo)
Vaser Lipo é um método de remoção de gordura revolucionário que oferece a opção de escultura corporal mais popular hoje em dia. É bem adequado para todas as áreas do corpo – especialmente as resistentes à dieta e exercício, permitindo uma remoção da gordura de forma eficiente e menos traumática em comparação com as outras técnicas de lipoaspiração.
O procedimento é muito menos invasivo e resulta em uma aparência suave e natural, com um tempo de inatividade mínimo.

Como funciona o Vaser Lipo?

(Sonda de ultrassom fragmentando o tecido adiposo)
Introduzida em Campinas pelo Dr.Maurino, esta técnica tem revolucionado a lipoaspiração. Também conhecida por Vaser Lipo, é praticada nos Estados Unidos desde 2002 e oferece uma série de benefícios em relação ao método convencional, pois é menos invasiva e permite a retirada da gordura de forma não cirúrgica, com menos dor e menos trauma. Retirada de gordura de forma mais seletiva e com menos trauma aos tecidos vizinhos, como vasos e nervoso

(As setas ilustram a retração da pele após o Vaser)
A lipoaspiração ultrassônica é um procedimento minimamente invasivo de contorno corporal que emprega forças acústicas e mecânicas para dissolver a gordura, enquanto preserva outros tecidos importantes, como vasos, nervos e tecidos conectivos.
A sua seletividade pelo tecido adiposo é o grande diferencial, reduzindo substancialmente o trauma cirúrgico e, consequentemente, o edema, aumentando assim a eficiência e a segurança da lipoaspiração.
Outra importante propriedade do ultrassom é o estimulo na produção de colágeno, o que ajuda na contração da pele, reduzindo-se assim a flacidez.
O equipamento é composto de cânulas de titânio de vários tamanhos, especificas para cada área do corpo. As cânulas convertem a energia elétrica liberada por um amplificador em energia vibratória, esta vibração ocorre em uma frequência acima daquela detectada pelo ouvido humano, por isto denominada ultrassônica.
Consequentemente, a recuperação do paciente é mais rápida que na técnica convencional.
Além disso, há menos riscos durante o procedimento porque a gordura a ser retirada, exposta às ondas do ultrassom, fica mais liquefeita, sendo mais facilmente aspirada com substancial redução no trauma cirúrgico.
A técnica permite cirurgias com pouco sangramento, um trauma cirúrgico bem menor, o que possibilita o retorno às atividades, como trabalho e até mesmo esporte mais rapidamente que nas lipos convencionais.
Como será seu pós operatório
Em geral a alta hospitalar se da no mesmo dia após algumas horas do término da cirurgia, que na média dura de uma a duas horas.
Você deverá usar cintas de compressão apropriadas durante 6 semanas e realizar sessões de drenagem linfática que vão ajudar a reduzir o inchaço e definir melhor o contorno corporal reduzindo áreas de fibrose.
A maior parte deste edema se resolve no primeiro mês, mas o resultado final ocorre por volta do terceiro mês.